Casos de suicídios aumentam em todo o Brasil. Audiência Pública será realizada para debater o problema

Compartilhe!

Casos de suicídios aumentam em todo o Brasil. Audiência Pública será realizada para debater o problema

 

 

Inúmeros casos de suicídios vêm vitimando jovens e adultos na cidade de Patos. Os casos tem gerado preocupação por parte de todas as entidades.

 

Em abril deste ano, uma pesquisa foi divulgada pelo Mapa da Violência 2017, estudo publicado anualmente a partir de dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa, em 12 anos, a taxa de suicídios na população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 - um aumento de quase 10%.

 

Em Patos, os suicídios estão sendo debatidos com frequência pela instituição Espírita Cristã, bem como será tema de debate na Câmara de Vereadores, proposta levantada pelo vereador Diogo Medeiros.

 

“Nós aqui levantamos a problemática da juventude e tantos suicídios acontecendo ultimamente, não só em Patos, mas, em outras cidades. A depressão é o mal do século entre jovens, homens, mulheres e idosos. Acho que é um grande problema da nossa cidade, a depressão e o suicídio. Então, é importante nós levantarmos essa causa, estudarmos profundamente para que possamos saber uma forma de como ajudar”, disse.

 

Diogo ainda citou a cidade de Caicó, no Rio Grande do Note, que em dez meses foram registrados 19 suicídios, tendo em vista que as relações homoafetivas naquela localidade estão sendo a motivação dos jovens tirar suas vidas.

 

Nesta quinta-feira, deu entrada na Casa Legislativa um projeto de lei que institui o Setembro Amarelo como prevenção ao suicídio para estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas visando ampliar o debate sobre o problema.

 

No último sábado, dia 05, um jovem patoense cometeu suicídio por enforcamento, na cidade de Patos.

por Acilene Candeia

 

 PatosTv.com

Data: 
sábado, Agosto 12, 2017 - 08:15
Compartilhe!

Comentários