Governo do Estado intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Malta

Compartilhe!

Governo do Estado intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Malta

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai intensificar, na próxima terça-feira (19), no município de Malta, a ação de combate ao Aedes aegypti, em parceria com o Corpo de Bombeiros, nas visitas domiciliares. Formando dupla com os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), os bombeiros visitarão casa a casa com o objetivo de detectar e exterminar criadouros e focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zyka vírus.

A mesma operação, com os bombeiros, vem ocorrendo em Campina Grande desde o último dia 12. Em Alhandra e no Conde começou nos últimos dias 7 e 8 e, nessas cidades, volta a ocorrer nesta quinta (14) e sexta-feira (15). Na região de Monteiro, desde a semana passada, técnicos da Vigilância Ambiental da SES fazem o trabalho nos locais de difícil acesso, com o fumacê costal, junto com os ACEs.

Já o Exército Brasileiro vem dando apoio nas atividades que vem acontecendo, de forma simultânea, em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux, desde o último dia 5, também em parceria com os ACEs.

“Esta ação acontece num momento bastante oportuno, já que estamos em período de veraneio e, com isso, aumenta a quantidade de casas abertas e facilita o nosso trabalho de acesso aos imóveis. Sem contar que a presença do Exército é muito importante porque causa impacto e chama a atenção da população para as formas de prevenção contra o mosquito”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental, de Cabedelo, José Aguiar.

“A gente tem observado um grande interesse por parte dos soldados para contribuir com essa causa, mas ainda observamos que alguns moradores não dão a devida importância ao tema, não permitindo a entrada das equipes, e ainda há aqueles que colocam a culpa no vizinho, alegando que fazem a sua parte, mas quando entramos nas casas é comprovado o contrário”, disse o tenente Renzo, que comanda a operação em Cabedelo com 17 soldados, do Grupamento de Engenharia.

Todas essas ações estão dentro do Plano Estadual de combate ao mosquito, do Governo do Estado, lançado pelo governador em dezembro de 2015 e também pretendem atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que prevê a visita em todos os domicílios urbanos do Estado até o próximo dia 31.

Secom-PB

Data: 
quarta-feira, Janeiro 13, 2016 - 18:45
Compartilhe!

Comentários