Grêmio supera Atlético-MG e mantém perseguição ao Corinthians

Compartilhe!

Grêmio supera Atlético-MG e mantém perseguição ao Corinthians

 

Do correspondente Eduardo Bertuol - Porto Alegre, RS

 

 

Em jogo de equipes que atuaram com formações mistas, o Grêmio venceu o Atlético-MG por 2 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro e segue isolado na segunda colocação da competição. Os gols foram de Pedro Rocha e Fernandinho.

A partida marcou a estreia do goleiro Paulo Victor nos gaúchos. Ele defendeu pênalti cobrado por Robinho, já nos minutos finais da partida, coroando a boa estreia.

As equipes pouparam titulares devido ao segundo e decisivo confronto das oitavas de final da Libertadores. Contudo, o Atlético-MG preservou mais atletas do que o Grêmio. O Tricolor entrou em campo com os atacante Luan e Pedro Rocha, e com sistema defensivo totalmente alternativo.

Grêmio decidiu no primeiro tempo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O JOGO

Os jogadores do Grêmio atuaram com o nome do ex-presidente gremista e patrono, Hélio Dourado, na camisa. Uma forma de homenagear o ex-dirigente que faleceu na última terça-feira, dia 1º de agosto.

Aos 3 minutos, Maicon fez falta na entrada da área. Valdivia cobrou e o goleiro estreante Paulo Victor se jogou para mandar para escanteio, evitando o tento do adversário.

Em aula de contra-ataque, o Grêmio abriu o placar na Arena. Depois da cobrança de escanteio, a zaga afastou. A bola sobrou para Luan, que carregou pelo meio e tocou para Everton, que abriu pela ponta direita. O atacante carregou até a linha de fundo e cruzou na cabeça de Pedro Rocha, que estufou as redes.

Em lances com a bola parada, o Galo chegava com perigo na área tricolor. Aos 9, Valdivia mandou alto na entrada da área. O volante Roger Bernardo apareceu cabeceando para trás e Matheus Mancini mandou na rede pelo lado de fora.

Aos 17, Valdivia carregou a bola, passou pela marcação e, na entrada da área, chutou forte para o gol, mas o goleiro Paulo Victor encaixou a bola sem maiores dificuldades.

Aos 26, veio o segundo do Grêmio. Luan acionou Léo Moura pela ponta direita. O lateral cruzou para a área e o atacante Pedro Rocha apareceu cabeceando com veneno. O goleiro Victor espalmou para frente e Fernandinho, livre, apareceu para empurrar para o gol vazio.

Com a vantagem no placar, o Grêmio começou a valorizar a posse bola e fazia a redonda rodar bastante de pé em pé no campo, tentando abrir espaços na marcação mineira. No Atlético-MG, o meia Valdivia era responsável pela criação na esquerda e Otero pela direita, mas os jogadores sentiam a necessidade de aproximação dos companheiros.

Aos 43 minutos, Léo Moura fez belo lançamento para o atacante Everton, que saiu pelas costas da zaga mineira e apareceu livre na área. Contudo, o jogador deixou a bola correr muito e ficou sem ângulo para concluir, mandando a redonda longe da meta.

SEGUNDO TEMPO

Paulo Victor pegou pênalti (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Com o Galo precisando melhorar no jogo, o técnico Rogério Micale fez modificação no intervalo. O treinador tirou o atacante Elder Santana e colocou o experiente Robinho. Já o Grêmio retornou ao gramado com a mesma equipe.

O Tricolor Gaúcho quase chegou ao terceiro gol aos cinco minutos. O lance começou com chute do goleiro Paulo Victor para o ataque. No meio do caminho, Luan deu casquinha de cabeça e enganou o marcador. A bola sobrou para Pedro Rocha, que invadiu a área livre pela esquerda e chutou forte cruzado, acertando a trave.

O Atlético-MG teve boa oportunidade aos 13 minutos. O lateral esquerdo Leonan invadiu a área, passou pela marcação e com bom ângulo para finalizar, o jogador acabou chutando em cima do zagueiro gremista, que apareceu para salvar.

O atacante Fernandinho estava inspirado. O jogador saiu do campo de defesa em direção ao gol com velocidade, passando por quatro marcadores. Quando ia passar pelo quinto sofreu falta na entrada da área. Devido ao lance, o zagueiro Bremer recebeu o cartão amarelo, o primeiro da partida, aos 25 minutos.

O Galo respondeu com o atacante Robinho fazendo jogada individual. Ao passar pelo marcador, o jogador ficou em uma boa posição para concluir a gol, mas o chute rasteiro foi defendido por Paulo Victor.

Aos 43, após cobrança de escanteio, o zagueiro Bruno Rodrigo puxou a camisa do zagueiro Bremer e cometeu pênalti. O atacante Robinho foi para a cobrança, mas Paulo Victor defendeu.

As duas equipes voltam a campo na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na Arena, o Grêmio joga por um empate contra o Godoy Cruz-ARG. O Galo precisava vencer por dois gols o Jorge Wilstermann-BOL, no Mineirão.

Pelo Campeonato Brasileiro, os times retornam a campo no domingo, pela 20ª rodada do Nacional. Às 16 horas (de Brasília), o Atlético-MG recebe o Flamengo no Mineirão. Às 19, no estádio Engenhão, o Grêmio enfrenta o Botafogo.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 ATLÉTICO-MG

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data: 06 de agosto de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
Público: 24.866 (22.702 pagantes)
Renda: R$ 794.283,00
Cartões Amarelos: Maicon, Arthur, Paulo Victor (Grêmio), Bremer (Atlético-MG)
Gols: GRÊMIO: Pedro Rocha, aos 4, e Fernandinho, aos 26, minutos do primeiro tempo

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Bressan, Bruno Rodrigo, Marcelo Oliveira; Maicon (Jailson), Arthur, Fernandinho, Luan, Pedro Rocha (Lincoln); Everton (Patrick)
Técnico: Renato Portaluppi

ATLÉTICO-MG: Victor; Alex Silva, Matheus Mancini, Bremer, Leonan; Adilson (Marlone), Roger Bernardo, Yago, Valdivia (Pablo), Otero; Elder (Robinho)
Técnico: Rogério Micale

Data: 
segunda-feira, Agosto 7, 2017 - 08:00
Compartilhe!

Comentários