Município São José do Bonfim realiza Dia D do Setembro Amarelo

Compartilhe!

Município São José do Bonfim realiza Dia D do Setembro Amarelo

 

  • A prefeitura municipal de São José do Bonfim através das secretarias de saúde, educação, assistência social e equipe do NASF, realizou na última terça dia 26 de setembro o “Dia D do Setembro Amarelo”, no município.

O Setembro Amarelo que é uma campanha a nível mundial e tem como objetivo a conscientização na prevenção ao suicídio, e que no Brasil acontece desde 2014, a campanha tenta chamar atenção da população ao grande índice de mortes por suicídio, o Brasil é o oitavo país onde mais pessoas tiram sua própria vida, com quase 13 mil mortes por ano, na Paraíba de 2005 à 2016 foram quase 1800 mortes por suicídio segundo dados oficias.

O evento começou com uma caminhada pelas principais ruas da cidade com a participação dos alunos da Escola Municipal Senador Humberto Lucena, em seguida todos foram para a escola onde aconteceu palestras, debates e depoimentos de pessoas vítimas do suicídio.

Durante o debate também foi mostrada uma pesquisa feita pelos professores Ozivânia e Ranieri, que ouviram 235 jovens da rede pública municipal entre 10 e 18 anos, a pergunta foi; “ Você já sentiu o desejo de se matar?”, 70%  responderam que NÃO  mais 30% responderam que SIM, mostrando o quanto o problema é preocupante no que se refere aos jovens.

Estiveram presentes ao evento autoridades como a prefeita Rosalba Mota, a vereadora Sara Rodrigues, secretários do município, toda equipe do NASF, representante da igreja evangélica Pastor Naldinho, que puderam assistir também uma linda apresentação de uma peça teatral realizada pelos jovens do serviço de convivência e fortalecimentos de vínculos do CRAS sobre o tema do suicídio.

A psicóloga do município Raissia Nóbrega falou da importância de indentifircarmos alguns sinais de alguém que pretende cometer esse ato contra sua própria vida, como alguém que quer se isolar do mundo, tristeza profunda e principalmente com quadro depressivo, e como o próprio tema da campanha desse ano “ Falar é a melhor solução”, ressaltou a psicóloga.

A prefeita Rosalba Mota falou que é importante falar sobre o assunto para quebrar o tabu a cerca do suicídio, e que nunca devemos desistir da vida, já que ela é uma dádiva que Deus nos deu.

O evento terminou com a benção apostólica do Pastor Naldinho, que abençoou a todos e pediu forças para as pessoas que estejam pensando cometer esse ato, e que todos coloquem Deus em primeiro lugar nas suas vidas. 

 

Assessoria 

Fotos e vídeos da postagem
 




 

    Data: 
    sábado, Setembro 30, 2017 - 08:00
    Compartilhe!

    Comentários