Novo secretário de Educação de Mãe d’Água fala sobre as perspectivas para o ano letivo de 2018

Compartilhe!

Novo secretário de Educação de Mãe d’Água fala sobre as perspectivas para o ano letivo de 2018

Com o pedido de exoneração do então secretário Marcone Monteiro, no final do ano passado, a Secretaria de Educação de Mãe d’Água passou por uma mudança de gestão e agora tem a frente o professor Márcio Medeiros. Márcio é pedagogo e educador físico, com formação pelas FIP e UFPB, respectivamente e, especialista em psicopedagogia e metodologia do desenvolvimento humano; além de contar com vários anos de experiência como coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Patos, chefe do Núcleo de Ação Pedagógica da 6ª Gerência de Ensino, como formador do PNAIC e como professor da rede estadual.

E, em conversa com o novo titular da pasta, ele nos falou um pouco sobre suas perspectivas para o ano letivo de 2018, sobre as ações e projetos que deseja desenvolver e disse estar tomando pé de todas as demandas existentes e daquelas que pode e pretende dar segmento ainda antes do início das aulas, que está previsto para 05 de fevereiro.

De acordo com o professor Márcio, as Escolas da Rede Municipal se encontram com mais de 95% das matrículas já efetuadas, os levantamentos para realização dos processos de licitação da merenda e do transporte escolar já estão encaminhados e já foi definido o tema a ser trabalhado no Ano Letivo de 2018, bem como, todo o calendário escolar.

“No primeiro momento fizemos uma avaliação de como está a Educação do Município. Passado esse estágio, definimos o tema a partir do qual nortearemos todas as ações a serem desenvolvidas e trabalhadas em sala de aula e também já montamos todo nosso calendário. Trabalharemos com um tema central, que será ‘Inclusão se Planta na Escola’ e com um tema secundário, que é o Centenário de Nelson Mandela”, revelou o gestor.

Dentre as ações que pretende desenvolver antes do início das aulas, o secretário destacou a reforma na Escola Nabor Wanderley e outras escolas. “Estamos com uma reforma em andamento na Escola Nabor Wanderley, o que eu vejo como um ponto muito positivo e, com base neste pensamento, também estou vendo com a gestão a importância de promovermos algumas melhorias em outras escolas da rede, se possível, antes mesmo do início das aulas. Já visitei a Creche e a Escola Edivaldo Junior, vou fazer visitas em outras escolas e todas as necessidades serão anotadas e repassadas para avaliação”, comentou.

Outro ponto destacado pelo secretário foi a realização de um momento de capacitação e abertura oficial do ano letivo, que acontecerá nos dias 01 e 02 de fevereiro. “Nós teremos um momento de formação para os professores, que acontecerá nos dias 01 e 02 de fevereiro, com a participação de todos os educadores e a presença de educadores convidados para proferir palestras sobre os temas que iremos trabalhar, bem como sobre a Base Nacional Comum Curricular, que está sendo posta em prática agora”, enfatizou Márcio.

E ainda falando sobre projetos que deseja implementar, Márcio pontuou algumas das ideias que surgiram neste primeiro momento. “Além de ver as demandas essenciais para o início do ano letivo, este convite também me deixou com a cabeça fervilhando de ideias e sugestões que podem ser aplicadas aqui no município, dentre elas, uma das primeiras foi a de formar uma Fanfarra na Escola Manoel Nunes, que poderia ajudar a resgatarmos os Desfiles de 07 de Setembro no município; também estou pensando na realização dos Jogos Escolares, envolvendo os alunos desde a creche até os anos finais do ensino fundamental; e quero incentivar a participação e destaque de nossos alunos nas Olimpíadas da Língua Portuguesa, que acontecem ainda esse ano”, concluiu o secretário.

 

Data: 
quarta-feira, Janeiro 17, 2018 - 08:00
Compartilhe!

Comentários