PRF inicia operação '12 de Outubro' e restringe tráfego de veículos em BRs da PB

Compartilhe!

Começa nesta quarta-feira (11) a ‘Operação 12 de Outubro’, que tenta reduzir índices de acidentes e criminalidade nas rodovias federais brasileiras. Durante a operação, vão ser promovidas ações preventivas de fiscalização ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagem proibida e as que estão relacionadas com a segurança dos condutores de motocicletas e ciclomotores.

Ainda como medida preventiva de acidentes e a priorização da fluidez do trânsito, a PRF vai restringir, de 6h às 12h desta quinta-feira (12) e das 16h às 22h deste domingo (15), a circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC), de Combinação de Transportes de Veículos (CTV), Combinações de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ou outros veículos portadores de Autorização Especial de Trânsito em trechos de pistas simples.

Em caso de acidentes ou outras ocorrências nas rodovias federais, os motoristas podem ligar para o telefone da PRF, 191, que funciona de forma gratuita 24 horas por dia. Ainda segundo a PRF, antes de viajar, os motoristas que forem viajar durante o feriado devem verificar as condições de segurança do veículo e se os documentos do veículo e do condutor estão dentro da validade.

Para os carros, também é recomendada a verificação dos níveis de água e fluídos, condições dos pneus, suspensão, freios, faróis, lanternas, limpadores de para-brisas, sistema de iluminação. Já nas motos, a PRF orienta que os condutores verifiquem os níveis de óleo e combustível, checar as condições dos pneus, raios, corrente, retrovisores e o sistema de iluminação.

Em trânsito, a PRF recomenda que os condutores lembrem de ascender os faróis durante o dia; mantenham distância segura do veículo que segue a frente; observe e respeite a sinalização; não ultrapasse em locais não permitidos; em pista dupla, dê preferência aos veículos que trafegam pela esquerda; e não consuma bebida alcoólica ou substâncias tóxicas se for dirigir.

 

Portal Correio 

Data: 
quarta-feira, Outubro 11, 2017 - 08:15
Compartilhe!

Comentários