A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência de Obras (GEOBS) e da Secretaria Executiva de Administração, Suprimentos e Logística, está promovendo durante os dias 13, 14 e 15, no auditório da ECIT Raul Córdula, em João Pessoa, o I Simpósio de Arquitetura e Engenharia para Educação Pública, evento voltado para engenheiros e arquitetos com o objetivo de repensar e transformar os espaços educacionais.
Cerca de 60 arquitetos e engenheiros que atuam na secretaria estão participando do encontro que está abordando temas como acessibilidade, gestão para manutenção, engenharia diagnóstica, conforto acústico, sustentabilidade entre outros.
O Secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, abriu o evento agradecendo a todos os profissionais da gerência pelo empenho e dedicação em atender as demandas da educação da Paraíba. “É muito importante para os estudantes estarem em uma escola com uma boa estrutura, com conforto térmico, em um ambiente agradável, com um refeitório apropriado para a hora da merenda”, comenta o secretário. “São muitas demandas e todos vocês estão dando conta desse trabalho”, agradece.
O gerente de obras da SEE, Lucas Fernandes Aguiar, conta que este é o primeiro simpósio que a gerência de obras está organizando e está sendo realizado para que o órgão implemente uma cultura de reciclagem dos conhecimentos dos engenheiros e dos arquitetos. “Estamos tendo um tempo para todos se reciclarem com esses novos métodos para dar a melhor contribuição para as escolas com o que há de mais moderno no mercado”, explica.
A Secretária Executiva de Administração, Suprimentos e Logística da SEE-PB, Pollyanna Loreto, destaca a importância do evento em fazer com que os profissionais se reciclem, que a qualificação profissional agrega muito valor aos serviços que a secretaria presta à sociedade. “Este evento reflete diretamente na qualidade e na economia dos nossos recursos públicos, para que sejam executados de maneira eficaz”, ressalta Pollyanna.
O engenheiro especialista da GEOBS e um dos organizadores do evento, Hágnon Amorim, explica que os temas das palestras foram escolhidos pelos arquitetos e engenheiros de acordo com as principais demandas e dúvidas que eles tinham. “A gente fez exatamente os temas que eles estão querendo abordar pelas necessidades deles do dia a dia”, explica. “Às vezes, lá na ponta, há algum problema que eles encontram e não tem aquela resposta imediata. Aqui é a oportunidade deles, exatamente, trazer essas respostas e aplicar no dia a dia deles”, ressalta sobre a importância dos palestrantes e dos temas abordados.
As palestras ministradas nesta abertura foram: Estações de tratamento de efluentes compactas para reuso em ambientes escolares: benefícios, aplicabilidade e desafios, que teve como palestrante a empresa A&E Tratamento de Água e Efluentes; e também a palestra com a arquiteta e urbanista, Amanda Diana Jacob Castor, sob o tema Acessibilidade e Inclusão nas construções escolares.
Para a quarta-feira (14) estão previstas as palestras: Conforto acústico, térmico e lumínico nas escolas: Comportamento e Atenção dos alunos, com a arquiteta, urbanista e light designer, M.a Aline Paiva Montenegro; e Gestão para manutenção de edifícios com o BIM, com o engenheiro civil, Arnaldo Almeida. E, encerrando o I Simpósio na quinta-feira (15), serão abordados os temas: Sustentabilidade em projetos educacionais, com a arquiteta e urbanista, M.a Ísis Méro; e Vistoria, inspeção, auditoria e perícia técnica na engenharia diagnóstica, com o engenheiro civil Sênior, Darcílio Macêdo da Fonseca.