Na manhã desta quarta-feira, 4, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, reuniu-se com o vice-prefeito Jacob Souto, a secretária municipal de Educação, Adriana Carneiro, e a equipe do “Educar pra Valer” (EpV), marcando mais um passo no fortalecimento da educação municipal. Durante a reunião, a equipe do EpV apresentou os números que destacam Patos entre os 10 municípios com maior avanço educacional em 2024 no Brasil.
Vanessa Menezes, coordenadora de implementação do programa, explicou que os resultados refletem o trabalho integrado entre gestão pública e comunidade escolar. “Os dados mostram que Patos está no caminho certo, investindo em estratégias eficazes para melhorar o ensino e a aprendizagem”, afirmou.
Diego Brito, coordenador assistente, e Helder Moita, analista de avaliação e monitoramento, também contribuíram com análises detalhadas que apontam o impacto positivo das iniciativas em indicadores-chave, como alfabetização e desempenho dos alunos.
O prefeito Nabor Wanderley destacou que os avanços são fruto de investimentos contínuos na qualidade da educação municipal. “Esses resultados só foram possíveis graças ao empenho de professores, gestores escolares e de toda a equipe da Secretaria de Educação, além da parceria fundamental com a Associação Bem Comum (ABC), o ‘Educar pra Valer’ e nossas equipes”, enfatizou.
Adriana Carneiro, à frente da pasta da Educação, reforçou que o objetivo é continuar ampliando as metas e consolidando Patos como referência em educação no estado e no país através do programa municipal META Aprender. Segundo ela, o “Educar pra Valer” tem sido um parceiro estratégico em implementar metodologias eficazes de ensino e fortalecer a garantia de mais equidade e qualidade no acesso à educação.
Os números apresentados nesta quarta-feira refletem um compromisso compartilhado entre a gestão e a proposta da Associação Bem Comum que prioriza o aprendizado na idade certa das crianças de Patos.