A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião nesta segunda-feira (17), no Cerest, para a criação do Comitê de Combate à Mortalidade Materno-Infantil. A iniciativa surgiu a partir das estratégias discutidas pelo Comitê Intersetorial do Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI) e foi concretizada pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de investigar, monitorar e desenvolver ações para reduzir os índices de mortalidade materno-infantil no município.
Durante o encontro, os representantes das instituições envolvidas elegeram a composição do comitê, que passa a atuar de forma integrada na rede de atenção à saúde materno-infantil.
O secretário de Saúde, Leônidas Medeiros, destacou a relevância dessa iniciativa. “Já delimitamos os membros desse comitê, criamos data para fazermos o regimento interno e iniciarmos com as ações e tenho certeza que daquele fruto criado pelo comitê gestor do PAI nós iremos ter mais uma importante ação para o município”, comentou.
O comitê é composto por representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social e Habitação, além da Maternidade Dr. Peregrino Filho, Hospital Infantil Noaldo Leite, 6ª Gerência Regional de Saúde, Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e dos Conselhos Municipais de Saúde e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O presidente eleito do comitê, Dr. Umberto Jr., que representa o CRM, ressaltou a importância dessa ação para a primeira infância. “Eu estou muito contente, não só como profissional de saúde, mas também como pai, porque sei que as nossas crianças precisam de um cuidado diferenciado. Patos já oferecia isso e está ampliando com novos projetos, novas ações e com a implantação desse comitê de mortalidade materno-infantil”, afirmou.
As reuniões do comitê serão periódicas, com foco na análise dos casos de mortalidade materno-infantil ocorridos no município, buscando compreender as causas e traçar estratégias eficazes para a redução desses números, fortalecendo a rede de atenção e promovendo um cuidado ainda mais qualificado para gestantes e bebês em Patos.