Segunda, 25 de Setembro de 2023
23°

Tempo limpo

Patos, PB

Política AÇÃO PARLAMENTAR

Deputada destaca conclusão da reforma no Parque Religioso Cruz da Menina

Durante a reforma, a parlamentar empenhou-se no acompanhamento dos trabalhos de fiscalização, e na cobrança constante da conclusão das obras.

24/05/2023 às 22h59
Por: Gilson Monteiro Fonte: Patostv com Assessoria
Compartilhe:
Deputada destaca conclusão da reforma no Parque Religioso Cruz da Menina

A conclusão da revitalização do Parque Religioso Cruz da Menina e a expectativa de milhares de fiéis que participarão das festividades de Pentecostes em Patos, no próximo final de semana, foram repercutidas na Assembleia Legislativa da Paraíba, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (24). 

Em seu pronunciamento, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) lembrou aos paraibanos, a importância da reforma realizada no santuário, considerado grande símbolo de fé do povo sertanejo, e forte atrativo turístico no interior. 

“Esta grande revitalização começou em 2020, era uma cobrança da Diocese de Patos, de milhares de fiéis que são devotos da Menina Francisca, e um compromisso de trabalho do nosso mandato e do governador João Azevêdo. A população está em festa porque os trabalhos foram concluídos antes da Festa de Pentecostes, grande ato católico na cidade, que atrai milhares de devotos. O momento é de renovar a fé, mas, também de muita gratidão ao governador João Azevêdo e a superintendente da Suplan, Simone Guimarães”, ressaltou Francisca. 

Durante a reforma, a parlamentar empenhou-se no acompanhamento dos trabalhos de fiscalização, e na cobrança constante da conclusão das obras. 

Francisca Motta agradeceu ainda o trabalho da Prefeitura Municipal de Patos e do prefeito Nabor Wanderley, cujas equipes realizaram todo o trabalho de limpeza e iluminação. 

Sobre o santuário 

Reconhecido por lei como Patrimônio Imaterial da Paraíba, o Parque Religioso Cruz da Menina, está localizado às margens da BR – 230 em Patos. A história do parque começou no ano de 1929, segundo populares. No dia 13 de outubro de 1923 foram encontrados os restos do corpo da menina chamada Francisca, que foi brutalmente assassinada.

A tradição popular conta que tempos depois um agricultor chamado José Justino do Nascimento fez orações a Deus por intermédio da menina por causa da seca que assolava a região na época. Logo depois ele cavou uma cacimba que tinha água suficiente para salvar seu rebanho. Por causa disso, ele resolveu construir uma capela em memória da menina, que foi inaugurada no dia 25 de abril de 1929.

Festa de Pentecostes

A tradicional Festa de Pentecostes realizada pela Diocese de Patos e que reúne milhares de fiéis na Capital do Sertão, acontece nos próximos dias 27 e 28 de maio. Vigília, shows, acolhida às caravanas, caminhada e missa serão realizadas durante toda madrugada. 

 

Assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias