Segunda, 25 de Setembro de 2023
23°

Tempo limpo

Patos, PB

Paraíba Estudo

Estudo aponta que Coremas é o município mais suscetível a inundações na Paraíba

Suscetibilidade está ligada ao fato de o município ter o maior açude do estado.

30/05/2023 às 14h22
Por: Odair Morais Fonte: Diamante Online
Compartilhe:
Estudo aponta que Coremas é o município mais suscetível a inundações na Paraíba

Um estudo feito por esquisadores do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apontou que Coremas, localizado na região do Vale do Piancó, é o município com maior risco de ocorrência de eventos associados a inundações no estado. 

Conforme o levantamento,  apesar de a localidade pertencer ao clima seco do Sertão paraibano, a suscetibilidade tem relação com o fato de Coremas abrigar o maior reservatório de água do estado, o açude Estevam Marinho.

— Sem dúvida, a presença de um corpo d’água significativo em áreas com declividades suaves ou suavemente onduladas também contribui para tal — explicou a professora Camila Cunico.

Estudo

A construção do Atlas, que está disponível para ser baixado gratuitamente, foi coordenada e organizada pelos professores Camila Cunico, Daisy Beserra Lucena e Marcelo de Oliveira Moura, que compõem o Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Física e Dinâmicas Socioambientais (Geofisa) e o Laboratório de Climatologia Geográfica (Climageo), ambos vinculados ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB.

A pesquisa teve início em fevereiro de 2019, após aprovação do projeto em uma chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizada no ano anterior. O projeto também contou com o apoio da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (AESA), por meio da indicação de uma meteorologista com conhecimento específico sobre as temáticas envolvidas. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias